Grecom


O Grecom surgiu em 1992, inicialmente chamado de Grupo Morin, com a reunião de pesquisadores na Universidade Federal do Rio Grande do Norte motivados a fazer uma ciência da incerteza, mais humilde, mais humana, mais comprometida com o destino do planeta. Depois de dois anos, em 1994, o pequeno grupo de sonhadores percebeu que já não era tão pequeno, e que o sonho havia completado a metamorfose: nasceu o GRECOM. 


Formalmente vinculado ao Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação (Centro de Educação) e reconhecido como "base de pesquisa" pela Pró-Reitoria de pesquisa da UFRN, o Grecom está ligado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Além do intercâmbio com outros grupos de pesquisa da UFRN, de outras instituições da cidade de Natal, de outras universidades do estado do Rio Grande do Norte e do Brasil, o Grecom mantém vínculos e parcerias com associações e instituições de países como França, Espanha, México e Argentina. No ano de 2000 passa a sediar o primeiro ponto brasileiro da Cátedra Itinerante UNESCO para o pensamento complexo Edgar Morin - CIUEM, que tem sua sede na Universidade del Salvador em Buenos Aires. O patrono da Cátedra, Edgar Morin, já visitou o Grecom por quatro vezes e da última vez - set. 2010 - proferiu conferência na Praça Cívica da UFRN para um público estimado de oito mil pessoas. 


Este ano, 2012, o grupo comemora 20 anos e o Colóquio 100 anos Alan Turing é um dos eventos que fazem parte de uma série de eventos em comemoração ao aniversário do Grecom.
Visite a página oficial do Grecom/UFRN